O caminho para ficar na mente das pessoas

3 dicas para fazer a sua marca ser a primeira escolhida do seu público

O caminho para ficar na mente das pessoas

Independentemente de qual seja o ramo da sua empresa, provavelmente o seu desejo é que ela seja o primeiro nome a ser lembrado quando alguém desejar o produto ou serviço que você oferece, certo?

Se alguém perguntar, por exemplo, qual o refrigerante mais famoso do mundo ou a melhor marca de eletrodomésticos do Brasil, as respostas serão as mesmas para um grande número de pessoas. O conjunto de ações que leva uma marca a ter essa boa fama é chamado de branding, que nada mais é do que o processo de fortalecimento da marca.

BRANDING: PARA QUE SERVE?

O branding, ou brand management, refere-se à gestão de marca – é o que faz com que o seu negócio seja lembrado e divulgado pelas vantagens que ele oferece. Aliás, nada melhor que o marketing boca a boca para fazer sua marca deslanchar, seja no meio físico ou digital. A partir daí, você consegue aumentar suas vendas, o engajamento do seu público, ou atingir outros objetivos que você tenha em mente.

Se a sua marca ainda não é referência, não se frustre. O fortalecimento da marca não acontece de um dia para o outro e demanda planejamento. A Guide&Co. te ajuda a mapear todos os pontos de comunicação da sua empresa, desde a compreensão sobre o que você busca com a sua marca até o alinhamento de metas e objetivos, passo a passo.

Propósito, posicionamento, identidade visual: tudo isso envolve o branding. Pode parecer complexo, mas são itens imprescindíveis para o sucesso de uma marca. É esse processo que vai determinar a longevidade da empresa e torná-la positiva aos olhos do público.

3 ESTRATÉGIAS PARA FORTALECER A SUA MARCA

1. Mostre quais são suas vantagens

A concorrência sempre vai existir e, dependendo do seu produto ou serviço, ela pode ser bem ampla. Por isso, não dá para oferecer mais do mesmo – é preciso ter um diferencial. É isso que fará a sua marca ser lembrada antes das marcas concorrentes.

O consumidor hoje não busca apenas um produto: ele quer algo que tenha significado para a vida dele. Aposte em fatores que agregam valor à sua marca, como qualidade ou benefícios extras, que a façam se destacar em meio a tantas empresas semelhantes.

O atendimento de excelência, por exemplo, pode ser um dos diferenciais. Segundo dados de 2017 do Relatório sobre o Cenário Global de Atendimento ao Cliente da Microsoft, 96% dos entrevistados afirmaram que o atendimento ao cliente é importante para se tornarem fiéis a uma marca. E já que de comunicação a Guide&Co. entende, que tal bater um papo conosco para saber como você pode potencializar essa área?

Pense na experiência que o consumidor gostaria de ter com a sua marca e planeje seu negócio de forma a criar sensações. Sabe quando você sente falta da sua infância ao se lembrar de alguma marca de cereal matinal, ou quando vai indicar um restaurante para alguém e destaca o ambiente aconchegante e acolhedor? Esses são os diferenciais que fizeram o negócio grudar na sua cabeça.

2. Tenha uma identidade visual

E isso vai bem além do logo, mas passa por ele, claro. A identidade visual da empresa diz respeito às cores, fontes, materiais, logos, personagens, entre outros elementos que serão usados para dar uma carinha especial ao negócio.

Mas não basta que a identidade seja visualmente agradável. Ela precisa passar uma mensagem ao público, que esteja coerente com o valor do produto/serviço, o público-alvo e o posicionamento da empresa.

3. Estabeleça um discurso coerente

Para ficar na mente do público, a empresa precisa entregar o que promete ou o resultado será o contrário do esperado. A partir do momento em que a sua marca se propõe a se comportar de uma forma, estabelecendo seus valores, é imprescindível alinhar todas as ações ao propósito.

Imagine o caso de uma empresa que cria uma identidade visual e um tom de voz alegre e voltado para o público jovem nas redes sociais mas cujo atendimento ao vivo é exageradamente sério. A propaganda não bate com o que ela oferece, certo? Esse é só um exemplo simples de como o posicionamento precisa estar alinhado com a ação.

Posicionamento, aliás, é um assunto para outros artigos – vamos falar mais sobre isso por aqui. E aí, já sabe como fortalecer a sua marca?

A Guide&Co. consegue auxiliar o empreendedor nessas sugestões e em outras mais, atuando junto com o cliente na busca pelo diferencial da marca, na elaboração da identidade visual, construção do tom de voz, posicionamento e aplicação das estratégias em todos os canais da empresa. Entre em contato para uma conversa sem compromisso!

Se você sabe onde quer chegar mas não sabe direito qual caminho tomar, é hora de analisar seu negócio como um todo e aprender a traçar suas metas. Precisa de uma ajuda para identificar suas necessidades e estabelecer um passo a passo para chegar ao seu objetivo? Entre em contato com a Guide&Co. pelo telefone ou WhatsApp e saiba no que podemos te ajudar.


Redação Guide&Co.

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