Crie sua marca e faça seu negócio chegar mais longe
Conheça Ciocconare, a doceria que se profissionalizou com auxílio da Guide&Co.

Se a sua intenção é divulgar seus produtos ou serviços e se consolidar no mercado, você precisa ter uma marca. Mesmo para pequenos negócios, possuir uma marca que esteja de acordo com os propósitos e valores da empresa é essencial para conquistar o público-alvo e atingir outros objetivos.
No entanto, a criação de uma marca pode ser um processo complexo para muitos empreendedores, que possuem ótimas ideias de negócios, mas geralmente não sabem como aplicá-las da maneira adequada.
Esse trabalho de criação envolve estabelecer um nome para a empresa, uma identidade visual, definição do público-alvo, das estratégias de comunicação e campanhas de divulgação – e tudo isso precisa estar de acordo com o que a empresa quer e pode oferecer ao consumidor.
DO NEGÓCIO CASEIRO À DOCERIA PROFISSIONAL
Fazer grandes ideias saírem do papel era o desafio de Aline, proprietária da Ciocconare, uma doceria caseira de Piracicaba (SP) que transformou seu modo de se comunicar com os clientes com o apoio da Guide&Co. “Eu já tinha a ideia de criar uma doceria, mas estava com dificuldade de encontrar um nome e concretizar tudo o que estava na minha cabeça. Meu negócio estava bem no início e eu queria traçar um caminho para ter uma marca forte e consolidada”, conta a empreendedora.
Guide&Co. e Aline trabalharam juntos para desenvolver a identidade visual, mas também todo o planejamento de comunicação da empresa, começando pelo nome, passando pelo público-alvo e chegando ao mapeamento de todos os pontos de contato com a marca. “A ideia inicial era criar a identidade visual da empresa e fomos muito além disso. Conseguimos traçar o norte que aponta onde queremos chegar, visualizar o caminho. O trabalho foi feito com muita sinergia e, principalmente, muita motivação”, completa Aline.
Hoje, a Ciocconare atende a cidade de Piracicaba com produção de palha italiana, bolo e outros doces e consegue ser reconhecida pelas estratégias de comunicação adotadas e, é claro, pela qualidade dos produtos.
A construção da marca leva em conta os propósitos e objetivos do empreendedor, mas também deve girar em torno dos desejos e valores do público-alvo. Assim, um dos primeiros passos para projetar todas as características da marca é definir quem é o consumidor que se quer atingir, por meio de uma pesquisa de mercado. A Guide&Co. orienta nessa definição a fim de construir uma marca que una as vontades do empresário com as do público escolhido.
“Quando começamos a trabalhar com a Ciocconare, o negócio se chamava Palhas da Li. Era pequeno, mas as pessoas começaram a gostar e a Aline quis profissionalizar, porém não sabia como. Cuidamos da troca do nome, do posicionamento e da criação de campanhas que fidelizam o cliente e permitem o consumo recorrente. São estratégias de comunicação que fazem o consumidor ter vontade de comer um brigadeiro novo, de uma coleção, ou algo exclusivo, de edição limitada. Existem vários gatilhos de publicidade para se trabalhar”, explica André Coalla, sócio-proprietário da Guide&Co.
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO
As estratégias de comunicação devem fazer parte da criação da marca e são indispensáveis para mostrar quem é a empresa e quais vantagens o consumidor tem ao optar por ela em meio à concorrência.
Essas estratégias envolvem planejar o conteúdo de divulgação, a forma como o cliente será atendido, a apresentação do produto e, se o negócio é físico, a arquitetura do ponto de venda, uma vez que itens como decoração, embalagens e outros materiais utilizados também comunicam valores. A comunicação da Ciocconare, por exemplo, é totalmente alinhada aos propósitos da empresa – pelas redes como o Instagram @ciocconare, o cliente já tem uma visão da qualidade do produto que vai receber em casa, com a identidade visual aplicada.
Cuidar da comunicação da empresa não é um trabalho simples, mas é fundamental para firmar a marca na mente do consumidor e tornar o negócio satisfatório para cliente e empreendedor. Conte com a Guide&Co. para realizar o planejamento de comunicação do seu negócio. Entre em contato e saiba mais!

Redação Guide&Co.
Construindo negócios, juntos.