Comunicação além da fala – Como fazer sua marca conhecida utilizando os pontos de contato

O propósito da empresa pode ser passado em diferentes materiais: da fachada ao brinde corporativo

Comunicação além da fala – Como fazer sua marca conhecida utilizando os pontos de contato

Os chamados “pontos de contato” são todos os materiais personalizados que transmitem a missão da empresa ao seu público, ou seja, a razão dela existir. Assim, eles são fundamentais para comunicar do que se trata o negócio e até mesmo seus valores e propósitos, além de fixar a imagem da organização na mente de clientes, parceiros e colaboradores internos.

Da fachada da empresa, passando pelos uniformes, veículos, materiais de escritório e de divulgação e promoção até os brindes corporativos: tudo isso é ponto de contato e precisa estar alinhado à identidade visual e às estratégias de comunicação. Um mimo customizado, por exemplo, que pode ser caneta, bloco de anotações, caneca ou o que a criatividade permitir, é simples mas traz resultados significativos.

No ambiente externo, consegue aumentar a participação no mercado por meio da difusão da marca e reconhecimento do cliente; no ambiente interno promove a integração dos colaboradores com a empresa e a melhora do clima organizacional.

COMUNICAÇÃO ALÉM DA FALA

Provavelmente você conhece o ditado “a primeira impressão é a que fica” e ele é válido também no ambiente corporativo. O primeiro contato do cliente com a empresa influencia muito a decisão em adquirir um produto ou serviço. Um atendimento de excelência na apresentação inicial, portanto, é indispensável para conquistar o consumidor.

Assim, pensar na jornada do cliente do primeiro contato até o trabalho de fidelização é essencial. Entregar um orçamento, um plano ou uma ata em uma pasta ou arquivo digital personalizado, por exemplo, é capaz de causar um impacto inicial positivo, que pode ser trabalhado durante todo o processo de relacionamento até o pós-venda. Produtos com a identidade da marca aumentam as chances de fazer negócio novamente, já que resgatam a memória emocional e a associação com algo bom.

Se você não sabe como desenvolver os pontos de contato do seu empreendimento, converse com a nossa equipe. Somos especializados em desenvolver estratégias de comunicação baseadas nos valores da sua organização.

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O TRABALHO COM A JM CONSULTORIA

A Guide&Co. atua junto com a JM Consultoria para desenvolver as estratégias da empresa com os pontos de contato. A JM Consultoria oferece soluções em gestão de empresas e, portanto, trabalhar a comunicação com os pontos de contato é essencial, já que eles colaborarão para mostrar ao público o que a JM faz e como faz.

“Estava buscando alguém que entendesse nosso negócio estratégico e, a partir daí, propusesse ações que viessem ao encontro da nossa expectativa no formato de imagens, textos… Algo que mostrasse de forma muito assertiva o que nós fazemos de fato”, conta Sonia Santos, diretora de operações na JM Consultoria.

O trabalho com a Guide&Co. foi realizado por meio de alinhamentos frequentes e discussão de ideias para o programa de endomarketing, com o desenvolvimento de folder e caneta para entregar ao cliente na fase inicial de prospecção (que também podem ser usados para clientes atuais e uso interno), além de todo o material de comunicação interna e de divulgação para contratação de novos talentos.

“A Guide&Co. conseguiu pegar a essência de nossa empresa e elaborou a comunicação de forma muito profissional para o ano todo, considerando atender uma de nossas principais expectativas, que é manter o engajamento do time dentro do nosso ideal de negócio estratégico: o de impulsionar e transformar negócios”. Minhas expectativas para o futuro é manter essas conquistas e continuar crescendo, explorando as oportunidades de trabalho que frequentemente o mercado nos permite e que, com uma comunicação eficaz, seremos muito mais assertivos”, completa a diretora de operações.

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PARA OS PÚBLICOS EXTERNO E INTERNO

Os colaboradores da sua empresa são responsáveis, mesmo que muitas vezes indiretamente, por levar a mensagem da organização até os consumidores. A comunicação integrada, portanto, faz toda a diferença para atingir metas e objetivos.

Assim, a aplicação da identidade visual e a transmissão da mensagem institucional em produtos físicos, no ambiente de trabalho ou nos conteúdos digitais vai bem além de deixar tudo mais visualmente agradável. Objetos simples como uniformes, copos, cadernos, pastas e canetas agem como mensageiros da empresa, lembrando o cliente a todo momento de que essa organização está lá, pronta para atendê-lo e resgatando memórias positivas como o ótimo serviço prestado.

Um levantamento da Associação Britânica de Produtos Promocionais (BPMA) identificou que 66% dos entrevistados conseguem recordar da marca quando recebem um brinde corporativo e 56% deles afirmaram que tiveram impressões positivas da marca após receber o produto.

Esses mesmos produtos podem e devem ser utilizados em campanhas de endomarketing – afinal, a mensagem que a empresa passa ao público externo deve ser a mesma transmitida ao público interno, mantendo a coerência e mostrando a preocupação com o colaborador que ajuda diariamente no crescimento e na transformação do negócio.

Saiba como realizar a comunicação integrada do seu negócio com o auxílio da Guide&Co. Entre em contato e vamos bater um papo!


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Redação Guide&Co.

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