Identidade visual para advogados: como transmitir a essência da marca

Bem além de apenas renovar a aparência da marca, o escritório de advocacia Katrus Santarosa reforçou os valores da empresa e passou a transmitir transparência e credibilidade aos clientes.

Identidade visual para advogados: como transmitir a essência da marca

A identidade visual é apenas um componente de uma marca bem estruturada. E tanto faz se você vende um produto ou um serviço: passar uma mensagem clara é indispensável para se destacar no mercado competitivo. 

No caso de um escritório de advocacia, essa construção de marca é benéfica também para o cliente. Afinal, são diversos os serviços que os advogados podem prestar e quanto mais descomplicados eles estiverem para a compreensão do público-alvo, melhor. Definir o público, aliás, é um dos passos para estruturar uma marca. Quem você quer conquistar, de que forma, e o que de valor você pode trazer para o seu cliente? Essas perguntas podem ser respondidas até mesmo sem palavras.

Comunicação trabalhada em toda a jornada do cliente

Na Guide&Co., a marca do escritório de advocacia Katrus Santarosa foi transformada, a fim de tornar a mensagem aos clientes transparente e reforçar a imagem de respeito e credibilidade que toda empresa de serviços jurídicos deve possuir. O trabalho foi em conjunto desde o início do planejamento.

“Estudamos o cliente, com a metodologia Guide&Co., para nos aprofundarmos no mundo da advocacia empresarial, e chegamos no conceito de segurança e harmonia que a marca precisava expressar. Então, começamos a colocar tudo em prática”, conta André Coalla, diretor da Guide&Co.

Para atingir esse objetivo, foram desenvolvidos os seguintes elementos que compõem o branding:

– Renovação da identidade visual. Uma vez que o escritório de advocacia já possuía um atendimento de excelência, foi necessário criar um visual que refletisse essa qualidade. Assim, foi construída uma marca sóbria, com cores e formas que expressam a sintonia entre cliente, escritório e o conteúdo do serviço prestado, de forma harmônica.

– Manifesto da marca. Além da identidade visual, é fundamental que a marca transmita sua essência por meio das palavras. Portanto, criamos o manifesto do escritório Katrus Santarosa, ditando tom e voz e conversando com o cliente por meio de um texto que reúne missão, visão, valores e motivação.

– Materiais de pontos de contato. Para ser lembrado, é preciso ser visto. Produzir materiais que mostrem ao cliente que a empresa está disponível colabora com o reforço dessa memória. Foram personalizados caneta, caderno, calendário, folder e pasta exclusiva, que agem como pontos de contato na hora da prospecção e também para presentear os clientes. E já pensou se sua marca possuísse um cheiro próprio? Com a Guide&Co., isso é possível: a marca Katrus Santarosa agora possui aroma personalizado, para aguçar a memória em mais um dos sentidos.

– Conteúdo para redes sociais. Instagram e Facebook ganharam a cara nova da marca e conteúdo exclusivo, que informa o público ao mesmo tempo que reforça a sensação de confiança.

Saber onde se quer chegar guia a transformação da empresa

O sócio-proprietário do escritório de advocacia, Katrus Santarosa, comenta que o trabalho realizado tem rendido bons frutos, especialmente por ter proporcionado mais assertividade na prospecção de novos clientes. “A marca desenvolvida foi de muito bom gosto e a apresentação da jornada do cliente é algo inovador para mim, e o que mais me surpreende”, afirma.

Com a consultoria da Guide&Co., os empreendedores conseguem ter uma visão mais clara sobre o caminho que o negócio deve seguir para atingir os objetivos estabelecidos. E passam a conhecer a importância da comunicação – uma vez que a empresa não sobrevive sem os consumidores, comunicar deve ser a palavra-chave. “Trouxe mais confiança em nossas apresentações. Sabemos o que queremos e o que vendemos. Nossos contatos deixaram de ser conversas aleatórias”, destaca o advogado.

Apesar de a marca já estar desenvolvida, o trabalho com o design de negócios é contínuo: os próximos passos são desenvolver a jornada do consumidor e as formas de prospecção de novos clientes. E esse caminho permanecemos trilhando juntos.


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Redação Guide&Co.

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