Metaverso – uma aposta futurista de mercado
‘Com o tempo, espero que sejamos vistos como uma empresa do metaverso’, afirmou Mark Zuckerberg
O grupo Facebook anunciou no dia 28 de outubro de 2021 ter mudado seu nome corporativo para Meta, uma decisão que é parte de uma grande reformulação que considera o futuro da internet. A mudança de nome não se aplica às suas plataformas individuais, como o Facebook, Instagram e Whatsapp, apenas à empresa que as possui. Mas do que se trata o Meta, também conhecido como Metaverso?
Metaverso é um universo virtual onde as pessoas se comunicam por meio de avatares digitais. Este mundo será criado por diferentes tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais, criptomoeda, etc.
A ideia é que o metaverso seja uma espécie de Internet 3D, a comunicação, o entretenimento e os negócios existirão de forma imersiva e interoperável. A principal dificuldade em descrever esse universo é que ele ainda não existe – mas os gigantes da tecnologia estão investindo pesado para mudar isso em um curto período de tempo.
Um dos principais pilares do Metaverso é o intuito de reunir pessoas nos ambientes virtuais presentes dentro das plataformas e promover o entretenimento ao explorar as possibilidades das mesmas. No metaverso, sua identidade, seus relacionamentos, seu dinheiro serão os mesmos no online e offline. Provavelmente não será um ambiente proprietário de uma única marca, mas um mundo conectado a vários outros.
O metaverso completo, no qual diferentes mundos virtuais se fundem em um único mundo virtual integrado, e o mundo virtual será integrado ao mundo físico, ainda é um conceito e não uma realidade. Na verdade, este metaniverso não está nem perto da realidade. Demora muito para se desenvolver, pois a tecnologia para atingir esse objetivo ainda está em sua infância e em diferentes estágios de desenvolvimento e adoção.
Não é só o Facebook que está apostando nesse futuro. A Epic Games, desenvolvedora do jogo Fortnite, um fenômeno mundial, levantou US$ 1 bilhão em uma rodada de investimentos em abril para bancar “sua visão de longo prazo para o metaverso”. O diretor da empresa, Tim Sweeney, é um entusiasta do metaverso.
O mundo dos games já tem dado passos e pistas sobre o que pode ser o metaverso, criando universos interativos que são como um rascunho deste futuro. A plataforma Roblox também tem caminhado nesse sentido, oferecendo em um mesmo ambiente diferentes jogos em que o usuário pode navegar e customizar sua experiência. Em entrevista ao jornal Washington Post, Sweeney afirmou que imagina um mundo metaverso em que, por exemplo, uma fabricante de automóveis permita que clientes consigam testar um carro dirigindo-o em ambiente virtual.
Texto: BBC