Comunicação integrada e empresa bem estruturada: a criação da marca Abranto
Como a Guide&Co. contribuiu para a construção da Abranto, empresa de seguros de saúde, vida e ramos elementares, de forma a expandir o potencial da marca.

Iniciar um negócio demanda diferentes conhecimentos e habilidades. É necessário planejamento, compreensão das finanças e, é claro: criatividade. Por isso, empreendedores precisam ter um pezinho em cada área: administração, economia e comunicação. Mas, se você sabe se organizar bem no passo a passo da criação de uma empresa, no restante não precisa ser especialista. Basta contar com alguém especializado na área.
E foi exatamente neste contexto que a fundadora da Abranto, Nadia Lima, buscou os serviços da Guide&Co. Com 23 anos de experiência no mercado de seguros, Nadia foi em busca de novos desafios e criou o próprio negócio. Saiba mais sobre essa parceria entre Abranto e Guide&Co.!

Criação da marca
Desenvolver uma marca vai muito além de buscar um nome e uma identidade visual. Envolve objetivos e posicionamento, portanto, é fundamental buscar passar uma mensagem clara, definida a partir do público-alvo e com uma comunicação integrada. É dessa forma que os potenciais clientes vão enxergar o propósito da sua empresa e identificar a sua marca em qualquer canal de comunicação.
A partir de conversas enriquecedoras com a cliente, chegamos às definições da marca Abranto, uma junção das palavras “abraço” e “manto”. Foi criada uma identidade visual capaz de transmitir a mensagem de acolhimento e proteção que uma empresa de seguros deve passar.

Desenvolvimento com significados
Desde o princípio, tínhamos um desafio: desenvolver uma marca sólida, segura e acolhedora. E transformamos esse desafio em uma oportunidade de desenvolver uma marca admirável. Utilizamos geometria em essência para a construção do ícone de marca. Nele, transmitimos toda solidez e segurança que a marca necessitava. E mesmo com toda robustez, conseguimos trazer uma leveza aconchegante nas aplicações, como um abraço.
O pattern se destaca, não somente como elemento de apoio, mas pelo seu conceito de linhas que se entrelaçam formando um manto abstrato, consolidando a definição da construção do nome da Abranto.
O estudo de cores cambiantes deu o toque final. Como a marca atua em diversos segmentos, buscamos trazer uma personalidade individual para um deles, sempre partindo de um degradê do verde, cor principal da marca, para uma cor de transição que remete à personalidade individual de cada um. O símbolo duplo representa quem abraça (a empresa) e quem é acolhido (o usuário).


Do cartão de visitas à compreensão macro do negócio
Neil Patel, um dos maiores nomes do marketing digital, define a comunicação integrada como um conjunto de ações e estratégias de comunicação perfeitamente alinhadas, capazes de agregar valor à marca e consolidar a imagem da empresa diante de seu público. Mas como fazer isso na prática?
Planejar todos os pontos de contato com o público é o primeiro passo. Do cartão de visitas, passando pelas redes sociais até chegar em propagandas, é necessário respeitar a identidade da marca e certificar-se de que há uma unidade visual e a transmissão da mensagem correta.
Levando tudo isso em conta, na Guide&Co. aplicamos a identidade visual em publicações para redes sociais, anúncios digitais, assinatura de e-mail, cartão de visitas, flyers e outras peças de papelaria.
É importante lembrar, ainda, que a comunicação integrada também envolve os públicos internos. Por isso, uniformes, crachás, papéis de parede de computadores e celulares corporativos, entre outros itens usados diariamente pelos colaboradores também receberam o toque da marca Abranto, permitindo uma melhor identificação visual da marca pelo público e construindo autoridade e sensação de organização.

Quem é a Abranto? Como apresentar a marca adequadamente
Como a Abranto é uma marca nova, é necessário um cuidado especial com a apresentação, mesmo aos potenciais clientes que já conhecem a empreendedora Nadia Lima.
Para auxiliar nesse processo, criamos um documento importante: o manifesto de marca, um texto que declara os propósitos da marca para o público. O manifesto de marca deve aprofundar a missão, visão e valores e ser construído com a linguagem característica da marca, sendo capaz de transmitir a mensagem de forma clara, mas também reflexiva. Além do manifesto, produzimos a apresentação institucional da Abranto, com informações e identidade visual para uma apresentação adequada da marca.

Benefícios conquistados com a parceria
A principal intenção do trabalho desenvolvido foi expandir todo o potencial da marca. Partimos do conhecimento e da experiência acumulados pela empreendedora e desenvolvemos a marca com visual e linguagem adequados aos objetivos da Abranto. A Guide&Co. auxiliou a cliente a ver sua proposta de valor e, juntos, criamos um negócio bem estruturado desde os primeiros passos.

Redação Guide&Co.
Construindo negócios, juntos.